Laje Alveolar: Conheça as principais características e vantagens

  • 18/02
  • Notícias

A laje Alveolar traz grandes benefícios para a construção. Por se tratar de uma estrutura pré-fabricada por painéis de concreto protendido, traz rapidez na execução, rigoroso controle de qualidade, que vem desde sua fabricação na indústria, produção enxuta e alta resistência e, também, a eliminação de alguns serviços característicos do processo de construção.

Sua nomenclatura se dá por sua estrutura, uma vez que, ao longo de seu comprimento, há diversos alvéolos, que se responsabilizam por diminuir o peso próprio dos painéis. Falando em painéis, em nossa fabricação, eles podem ser de 15cm, 20cm e 25cm. Dependendo do fabricante, alguns podem chegar a alcançar vãos de até 20 metros com uma largura fixa de 124,5 cm. Dessa forma, são uma das melhores opções para locais com cargas de utilização altas, como depósitos e estacionamentos.

Componentes da laje alveolar

  • Painel alveolar pré-fabricado

O painel pré-fabricado, como dito acima, é o principal componente da laje. Sua estrutura possui fios e cordoalhas aderentes.

O concreto utilizado nesse tipo de material é preparado com um baixo fator de água e cimento, proporcionado um desempenho e uma resistência inicial mais elevada, superiores a 40 Mpa.

Para fabricar este tipo de painel, conta-se com uma estrutura de concretagem, em forma de pista, com um comprimento mais elevado e com equipamentos próprios para a protensão. Ao concreto atingir a resistência mínima, os painéis são cortados e retirados da pista. Após, inicia-se um novo ciclo no processo de produção.

  • Capa de concreto

A capa de concreto é outro componente muito importante dos painéis alveolares.

Existem casos em que este elemento pode ser dispensado, entretanto ele é muito importante na fabricação de lajes de pisos. Para este capeamento utiliza-se o chamado concreto usinado convencional.

Mas, quais são as funções do capeamento de concreto em uma laje alveolar? Confira:

  1. Colabora na união dos painéis alveolares;
  2. Alojamento de armaduras passivas;
  3. Auxilia na resistência à compressão dos painéis, funcionando como uma seção composta, o que aumenta a capacidade de suporte aos esforços de flexão;
  4. Regulariza a superfície devido às pequenas diferenças entre os painéis;
  5. Aumenta o enrijecimento do conjunto como um todo, o que melhora o conforto quanto à vibração;
  6. Aumenta a resistência às deformações.

 

  • Junta entre os painéis

As juntas são compostas pelas saliências nas bordas dos painéis. Ao montar os painéis, essas saliências formam as juntas que deverão ser preenchidas com concreto.

Estas juntas são chamadas de chaves de cisalhamento e possuem a função de garantir a união entre os painéis alveolares, redistribuindo as cargas quando um painel está mais carregado que outro.

Assim, as juntas fazem com que os elementos sejam um só. Por isso a importância de preencher todas as juntas, sendo que o preenchimento deve ser executado em todas as lajes alveolares, sempre após a montagem e equalização dos elementos.

  • Armaduras passivas

Podem ser utilizadas três tipos de armaduras passivas em uma laje alveolar:

  1. Armadura de distribuição: utilizada no capeamento. Combate os efeitos da diminuição do volume do concreto do capeamento, o que colabora na distribuição de cargas concentradas, como paredes e equipamentos. Para isso, adotam-se telas soldadas ou vergalhões convencionais.
  2. Armadura negativa: utilizada quando se planeja dar continuidade entre os painéis alveolares em uma mesma direção.
  3. Armadura de reforço: utilizada em situações únicas, como nas regiões de aberturas e furos ou como armaduras que ligam o restante da estrutura, garantindo uma boa união dos painéis.

Principais vantagens

  • Produto industrializado

A laje alveolar, por se tratar de um elemento industrializado possui um rigoroso controle de qualidade em seu processo de produção. Assim, terá a certeza de que o controle dos insumos do concreto, cura adequada até o seu envio para a obra serão feitos da melhor maneira possível.

Outro ponto importante a ser ressaltado é o de que o produto industrializado, também, anula as possibilidades de improvisação, já que os painéis saem da fábrica com os tamanhos adequados e os possíveis recortes necessários.

  • Transporte e armazenamento simplificado

Tratando-se de um elemento único, pronto para ser utilizado na obra, a laje alveolar apresenta transporte e armazenamento mais simplificado, quando comparado com produtos similares.

Outro ponto importante a ser destacado é que quase não ocupam espaço no canteiro de obras, já que sua fabricação pode ser planejada junto ao cronograma físico da obra, isso garante que elas cheguem apenas no dia da sua utilização na obra.

  • Rapidez na execução da obra

Utilizar este tipo de laje, garante um ganho de prazo para sua obra. Uma vez que é preciso, apenas, montar os elementos e quase nada precisa ser fabricado dentro do canteiro.

Com o auxílio de guindastes é possível montar cerca de 300 m² de laje por dia, além de otimizar os prazos para iniciar os outros serviços no pavimento, como as instalações e o acabamento.

  • Eliminação do cimbramento

O cimbramento é um dos itens de maior investimento para uma obra, seja ele de madeira ou metálico. A laje alveolar elimina este serviço, apresentando uma grande economia para sua obra.

  • Possibilidade de alcançar grandes vãos

Este tipo de laje, também, pode ser utilizada em áreas com grandes vãos. Sendo que é possível alcançar vãos de até 20 metros com este sistema. Lembrando que a altura da laje será proporcional ao tamanho do vão e a carga de utilização do pavimento.

Cuidados especiais

  • Armazenamento das lajes

As lajes precisam ser armazenadas de maneira adequada. Para isso é preciso tomar algumas precauções:

  1. Apoie as lajes em solo firme com pavimentação. Se o local onde você for armazenar, não tiver pavimentação, apoie sobre uma camada de brita.
  2. É essencial que você utilize, entre os painéis, uma camada de madeira macia, formando dois apoios próximos à borda, deixando um balanço de cerca de 25 cm em cada ponta;
  3. Vale salientar que as lajes não devem ser armazenadas por mais de 15 dias.

 

  • Içamento

Para fazer o içamento das lajes, você irá precisar da ajuda de uma equipe técnica especializada. Com a ajuda deles e de guindastes adequados para o peso dos painéis, será possível fazer o içamento de maneira correta.

Quando mal executado, este serviço pode acarretar na inviabilização de algumas peças, por causa de fissuras e trincas causadas pelo mau manuseio, que impõe esforços que não foram dimensionados para os painéis na hora da fabricação. 

  • Apoio das lajes

A fabricação dos painéis deve ser feita de uma forma que garanta que o comprimento das extremidades, postas sobre os elementos de apoio, alcance, pelo menos, a metade da altura do painel.

Dessa forma, para um painel com altura de 30 cm, se faz necessário que as suas extremidades sejam apoiadas com um comprimento de, no mínimo, 15 cm.

  • Nivelamento da laje alveolar

O nivelamento é outro ponto a ser destacado aqui na parte dos cuidados com a laje alveolar.

Quando os painéis saem da linha de produção, para a sua construção, eles possuem uma pequena contra flecha que, quando são montadas, precisam ser niveladas. Este nivelamento é feito com a ajuda de torniquetes (um elemento feito com uma barra roscada e duas chapas soldadas em seu entorno).

O nivelamento é realizado com auxílio de torniquetes, que é um elemento formado por uma barra roscada e duas chapas soldadas em sua borda.

__

Espero que tenhamos sanado algumas de suas dúvidas sobre lajes alveolares. Para você que busca uma opção para fazer construções grandes, que propicie agilidade na construção e alta qualidade, utilizando produtos industrializados, esta é muito indicada. Fique atento a todas as vantagens que você pode ter ao optar por usar este tipo de laje.

Fonte: https://www.engenhariaconcreta.com/laje-alveolar-conheca-as-principais-caracteristicas-e-vantagens/